Glaucoma
O QUE É GLAUCOMA?
Glaucoma é um distúrbio em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, isto é, maior do que o olho pode tolerar por tempo prolongado. A maioria dos oftalmologistas concorda que quando essa pressão, chamada “pressão intra-ocular”, é maior do que o normal, o risco de danos aos olhos aumenta consideravelmente.
O QUE CAUSA GLAUCOMA?
O glaucoma é causado por um acúmulo de líquido, humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente este líquido sai do olho (canal de Schlemm). Nesse caso, como continua chegando líquido ao olho, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.
CONSIGO IDENTIFICAR ALGUM SINTOMA DE GLAUCOMA?
Geralmente não. O glaucoma é insidioso (traiçoeiro). Na maioria dos casos, desenvolve-se lentamente, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma.
O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão periférica. Em geral, a visão vai piorando, até que estabelece a cegueira permanente.
Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos de glaucoma, que são importantes avisos de que um exame ocular completo é necessário. Esses sintomas de glaucoma podem compreender a necessidade de trocar com frequência a graduação dos óculos, dificuldade para adaptar-se à obscuridade, perda da visão lateral e visão embaçada.
Em raros casos, pode haver outros sintomas de glaucoma como o aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes, cefaleias ou dor ocular intensa.
COMO SE TRATA GLAUCOMA?
O tratamento de glaucoma mais comum consiste em gotas para os olhos. Às vezes também são usados comprimidos e, em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
COM QUE FREQUÊNCIA DEVE-SE USAR AS GOTAS?
Em geral, o paciente deve aplicar as gotas todos os dias. Conforme o medicamento empregado, a posologia pode variar de 1 a 2 gostas várias vezes ao dia.
Em alguns casos, é prescrita mais de uma medicação na forma de colírio. Recomenda-se que o paciente siga sempre as instruções do médico.
REGRAS SIMPLES:
- Use medicamentos de glaucoma de acordo com as instruções do médico. Não coloque nem mais, nem menos gostas do que as prescritas.
- Se for viajar, não esqueça de levar o medicamento. Pergunte ao seu médico se deve levar uma receita de reserva. Lembre-se de que o glaucoma é controlado por meio do uso regular do medicamento.
- Logo que tenha colocado uma gota no olho, comprima com o dedo indicador o ângulo interno do olho para evitar que o medicamento passe pelo canal lacrimal até o nariz e a garganta. Conserve essa posição ou mantenha os olhos fechados suavemente durante vários minutos, para que o medicamento permaneça em contato com o olho o maior tempo possível.
- Informe seu oftalmologista se estiver usando outro medicamento, especialmente aqueles comprados sem receita. E, se consultar outro médico, não deixe de informar que está sendo tratado de glaucoma.
- Nunca use outro medicamento ou colírio sem a prévia aprovação do médico.
- Como o glaucoma pode ser hereditário, recomende a todos os adultos de sua família, inclusive primos e tios, que façam um exame oftalmológico periódico.