Hipermetropia
O QUE É HIPERMETROPIA?
A hipermetropia é a situação na qual a pessoa consegue enxergar perfeitamente objetos a longa distância, mas a curta distância as imagens ficam turvas e borradas.
Este quadro pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade ou sexo, porém é mais frequente o surgimento em crianças.
Apenas a título de curiosidade, o termo hipermetropia vem do grego “Hypérmetros”, que significa “maior do que a medida do olho”.
O QUE CAUSA A HIPERMETROPIA?
A hipermetropia é causada pela curvatura anormal da córnea fazendo com que ela fique mais plana (refrativa) ou que o globo ocular fique “achatado” (axial) e, ao receber a luz, reflete de forma errada fazendo com que a imagem se forme depois (atrás) da retina ao invés de sobre ela.
Assim como na miopia, a hereditariedade é um dos principais fatores para o desenvolvimento da hipermetropia.
Hipermetropia e astigmatismo são doenças distintas, porém podem ocorrer de forma simultânea. Não confunda as duas coisas! Hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto, já o astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de perto, quanto de longe.
Outra confusão bastante comum entre os pacientes é a diferença entre hipermetropia e presbiopia. Alguns sintomas são exatamente os mesmos, como a dificuldade de enxergar de perto, mas é relativamente fácil de identificar a diferença. Se você tem mais de 40 anos e começa a notar esta dificuldade de enxergar, provavelmente você tem presbiopia e não hipermetropia. Outro ponto é, crianças e jovens não tem presbiopia. Neste caso, eles teriam hipermetropia.
Presbiopia tem cura? Não, o indicado neste caso é o uso de lentes corretivas. Não existe cirurgia para corrigir a presbiopia.
A hipermetropia também pode ajudar a provocar o estrabismo, quando os olhos ficam desalinhados (neste caso, para dentro). Quando o estrabismo aparece, sempre em crianças, o correto é fazer o uso de óculos mais tampão no olho sadio, forçando assim que o olho torto corrija seu eixo.
SINTOMAS DA HIPERMETROPIA
Alguns sintomas mais comuns da hipermetropia são dificuldade de enxergar de perto (livros, jornais, TVs, telefones celulares, calculadoras, etc.), dores de cabeça, dores na região dos olhos e náuseas.
COMO TRATAR A HIPERMETROPIA?
Quando a criança apresenta quadro de hipermetropia, na maioria dos casos, o grau irá se estabilizar até 23…25 anos de idade.
O tratamento da hipermetropia pode ser feito através de óculos, lentes de contato ou também através de cirurgia de hipermetropia (cirurgia refrativa com Excimer Laser) que é um procedimento rápido e indolor onde se corrige a curvatura da córnea e a anestesia é feita através de colírio.
Vale lembrar que nem sempre a cirurgia de hipermetropia irá corrigir 100% o problema. Em alguns casos, o paciente ainda terá que continuar usando óculos ou lentes de contato, mas com um grau bem menor.
O ideal é que crianças em idade escolar façam consultas com oftalmologista a cada um ou dois anos.
Durante a consulta com o oftalmologista, ele irá exibir letras pequenas e grandes para testar a sua visão, utilizará o equipamento autorefrator e pode também fazer exames adicionais como exame de fundo de olho e pressão ocular.
Aproveite para tirar dúvidas sobre a hipermetropia para evitar receber “orientações” de familiares e amigos que sejam leigos no assunto e você acabar adotando um tratamento errado e piorando o quadro da hipermetropia.
Exame de vista gratuito não é recomendado, a não ser que seja feito através do sistema público de saúde, o SUS. Isto porque leva-se tempo e utilização de diversos equipamentos para chegar no resultado final e também para determinar o grau de hipermetropia do paciente.
Então lembre-se, caso perceba algo anormal na sua visão, consulte um oftalmologista e procure fazer consultas a cada 1 ou 2 anos para acompanhar a sua saúde ocular!