Conjuntivite e Terçol

O QUE É CONJUNTIVITE?

A conjuntivite consiste na inflamação da membrana conjuntiva, que recobre a parte da frente do olho (o “branco do olho”) e a parte interna da pálpebra. Ela também pode ser de origem bacteriana e é bastante contagiosa.

Esta inflamação pode ser unilateral (apenas um olho) ou bilateral (ocorrer nos dois olhos ao mesmo tempo) e pode ser viral ou bacteriana e geralmente o ciclo leva em torno de 7 dias, no caso da bacteriana, e até 3 semanas se for viral.

Uma atitude extremamente arriscada é, a qualquer vermelhidão nos olhos, a pessoa julgar que seja conjuntivite e já pingar um colírio nos olhos pois existem colírios contraindicados para casos de conjuntivite e se pingar, o quadro pode piorar drasticamente. Além disto, a suposta conjuntivite pode mascarar alguma outra doença mais grave. Por isso, o correto é aplicar compressas de água gelada e procurar um oftalmologista.

Para identificar e examinar a conjuntivite, o oftalmologista precisa everter a pálpebra para examinar a sua parte interna.

CONJUNTIVITE É CONTAGIOSA?

Esta é uma dúvida bastante corriqueira entre as pessoas e a resposta é sim. A conjuntivite é contagiosa.

Por esse motivo, é indicado evitar contato pessoal e com pertences de pessoas que estejam com conjuntivite (toalhas, lençóis, algumas roupas, óculos escuros, brinquedos, etc.).

Quando com conjuntivite, não coce os olhos pois esta ação estimula a transferência para o outro olho e lave sempre as mãos!

O QUE É TERÇOL?           

O terçol é uma inflamação em glândulas da pálpebra causada por uma infecção, que dificulta os movimentos dos olhos. Ele aparece bem perto dos cílios na parte superior ou inferior dos olhos, diferente do calázio (ou chalázeo) que é uma obstrução de algumas glândulas e aparece na parte inferior ou superior da pálpebra.

Os principais sintomas do terçol são dor, vermelhidão e calor, e o ciclo dura de 3 a 7 dias e depois desaparece.

O terçol pode ser causado por concentração de cosméticos nas pálpebras, poluição do ar e aumento na produção de óleo nas glândulas.

Com o entupimento das glândulas, o olho precisa fazer um esforço extra para focar as imagens, o que pode causar um pouco de astigmatismo ou hipermetropia.

O tratamento do terçol é feito através de pomadas ou colírios antibióticos e compressas de água quente. Não é necessário o uso de água boricada. Lave sempre as mãos!

TERÇOL É CONTAGIOSO?

Raramente. Pacientes podem continuar suas atividades normais, frequentar trabalho e escola, praticar esportes e encontrar amigos.

O QUE CAUSA CONJUNTIVITE E TERÇOL?

Tanto a conjuntivite quanto o terçol são causados, na maioria das vezes, pelo tempo seco e pela poluição.

No terçol, evite pressionar o nódulo com as mãos ou qualquer outro instrumento pois irá desaparecer com o tempo. Evite também usar lentes de contato.

Procure manter as mãos sempre limpas e evite coçar os olhos.